top of page

Dia Mundial sem Tabaco | 31 de maio de 2022


O Dia Mundial Sem Tabaco, que se celebra todos os anos no dia 31 de maio, foi adotado, em 1989, na 42.ª Assembleia Mundial da Saúde, da OMS Em 2022, o tema deste Dia – “Tabaco: Envenena o nosso planeta” – procura sublinhar os malefícios da cadeia de produção e consumo de produtos de tabaco e de cigarros eletrónicos, na saúde das pessoas, na pegada ambiental e na sustentabilidade do nosso planeta. O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos e contribui para destruir o nosso meio ambiente, em toda a cadeia de produção, desde a produção agrícola, à transformação industrial, ao transporte e distribuição, ao consumo e à emissão de resíduos tóxicos.

A indústria do tabaco contribui anualmente com a emissão de gases com efeito de estufa equivalentes a cerca de 84 megatoneladas de dióxido de carbono, agravando as alterações climáticas, dissipando os recursos existentes e prejudicando os ecossistemas.

O cultivo do tabaco contribui para a desflorestação e ocupação de terras que poderiam ser usadas para produção alimentar, contribuindo para o agravamento da fome e aumento de situações de pobreza em muitas regiões do mundo. Todos os anos, 600 milhões de árvores são abatidas para a produção de 6 triliões de cigarros.




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page